Home  Imagens  Contato  Clássico
Fundação do Câncer leva conscientização sobre saúde do homem a shopping carioca
...

O consultor médico da Fundação do Câncer, Alfredo Monteiro Scaff, ministrou palestra com o tema \"Novembro Azul - foco na saúde do homem\" para a equipe interna do Shopping Nova América, no Rio de Janeiro. A ação foi realizada no dia 5 de novembro na sala de treinamento do shopping e contou com colaboradores da equipe administrativa, segurança, gestão e de outras áreas do shopping.

Dr. Scaff destacou que os homens devem visitar regularmente um médico (por exemplo, um clínico geral), para acompanhamento da saúde em geral e salientou que não existe prevenção específica para o câncer de próstata, por isso, a importância de se cuidar em qualquer época deve estar sempre em foco. Destacou ainda que a \"Alimentação saudável, prática de atividades físicas regulares, não fumar e moderar o consumo de álcool são as melhores atitudes que os homens podem fazer para trazer fatores de proteção importantes para sua saúde. Essas quatro atitudes previnem [diversas] doenças, entre elas vários tipos de câncer, como o de próstata ressaltou o médico da Fundação do Câncer.

A ação aconteceu em clima de bate-papo e com bastante interação. Os participantes fizeram perguntas, relataram casos familiares e tiraram dúvidas com o médico. A bióloga, epidemiologista e responsável pela área de comissões do Hospital Fundação do Câncer, Rejane Reis, também participou da programação.

Para Victor Cabugueira, coordenador da área de Marketing do Nova América, \"apresentar o assunto prevenção do câncer para os colaboradores de forma leve, direta e descontraída é importante para desmistificar o tema e aumentar a conscientização em prol da prevenção e controle da doença. Por isso, é tão importante essa parceria com Fundação do Câncer.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, tipo da doença que representa quase 30% dos casos oncológicos no homem, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A Fundação do Câncer preconiza que os cuidados com a saúde masculina devem se estender por todo o ano e alerta que preconceito pode ser a maior barreira para a cura, não somente do câncer de próstata, como de uma série de outros cânceres que atingem a população masculina. Entre os tumores malignos que afligem os homens no país, o câncer de próstata é o segundo mais comum, atrás apenas no câncer de pele não-melanoma. Estima-se que haja 66 casos novos de câncer de próstata a cada 100 mil homens.

“Dados do Ministério da Saúde apontam que seis em cada 10 casos de câncer de próstata ocorrem a partir dos 65 anos. A prevenção é o melhor caminho para se viver com saúde”, enfatiza o consultor médico da Fundação do Câncer.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Masculino  Saúde  Terceira idade

Empresa: SB Comunicação