Home  Imagens  Contato  Clássico
Associação dos Artistas completa 20 anos de apoio à cultura
Arnaldo Catalan

Dia 15 de dezembro será lançado um minidocumentário reunindo depoimentos de artistas e produtores culturais sobre a história da entidade.

O ano era 2000 e músicos do Litoral Santista se uniram para questionar a Ordem dos Músicos do Brasil, em questões polêmicas que já perduravam por décadas. Essas reivindicações se espalharam pelo território nacional resultando nas mudanças nas leis que regem a categoria. Para que tivesse representatividade legal, foi fundada a Associação dos Músicos.

O sucesso da organização desse coletivo chamou a atenção de artistas de teatro, audiovisual, dança e literatura alterando-se o nome para Associação dos Artistas. Assim, teve início uma série de ações de amparo a esses artistas em produções, convênios junto ao setor público, contratos com empresas, divulgação, cursos de formação, representação jurídica dos produtores, professores, grupos ou bandas.

Essas ações proporcionaram muitas parcerias e contratos, principalmente junto aos governos federal, estaduais, municipais e empresas privadas como Petrobras, Vale, Porto Seguro, Porto de Santos, Ecovias, entre muitas.

Foram atendidos em convênios e parcerias com prefeituras e empresas, cerca de 8 mil alunos nas mais diversas áreas artísticas.

Para marcar o aniversário, em 15 de dezembro será lançado nas redes sociais da Associação um minidocumentário reunindo depoimentos que narram sua trajetória.

Artistas de reconhecimento nacional e internacional como Cesar Camargo Mariano, Alexandre Borges, Hermeto Pascoal, Kenny Brown, além de produtores e artistas da Baixada Santista falam sobre a importância da instituição para a promoção da cultura.

‘‘Ao longo de sua história a Associação dos Artistas pautou pela parceria com os mais diferentes segmentos artísticos, preferencialmente, com cunho sócio cultural. Nunca imaginamos que a Associação fosse crescer tanto, proporcionando aos fazedores de arte essa infinidade de realizações no Brasil e até no exterior. Ser parte dessas realizações, provoca em nossa alma um sentimento maravilhoso de servir, desinteressadamente, o artista e o público. Além disso, ao atender essa vontade de imergir um mundo cultural, a Associação age como transformador social’’, ressalta o diretor da Associação, Arnaldo Catalan.

Trajetória de sucessos

Entre as ações da Associação dos Artistas está a criação da orquestra Jazz Big Band. Formada por alunos, professores e profissionais, se transformou em uma das mais melhores orquestras em atividade no país com apresentações icônicas com Cesar Camargo Mariano, Jorge Vercillo, Danilo Caymmi, Hermeto Pascoal, Liriel Domiciano, os americanos Kenny Brow e Mark Lambert, Kleiton & Kledir, Sabrina Parlatori, Wilson Simoninha, Orquestra Sinfônica de Santos, entre outras centenas de shows.

A Associação dos Artistas tem em seu histórico a participação, representação jurídica, produção, realização, convênios ou parcerias em festivais, eventos e projetos como Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, Curta Santos, Rio-Santos Bossa Fest, Santos Jazz Festival, FESTA, Tocando Santos (em parceria com o SESC), Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, Encenação da Independência em Cubatão, Festival Danado de Bom (Cubatão), Arraial Pé da Serra (parceira com a Prefeitura de Praia Grande), Sala de Visita ao Pé do Coreto, 48 emendas parlamentares federais, estaduais e municipais, 7 contratos com artistas nacionais que se apresentaram em Frankfurt, Cuba, Argentina, Itália e Portugal, 1855 contratos com SESC pelo Brasil, 81 apresentações do musical “Sinatra – O Homem e a Música”, musical “Só dá Lalá”, no centenário de Lamartine Babo, com participação de centenas de alunos da Academia de Artes e São Vicente.

Atuou em parceria com a TV Tribuna/Afiliada da Globo no Litoral Paulista e Vale do Ribeira, nos lançamentos dos filmes: “Menino da Porteira”, “Orquestra de Meninos” e “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, todos em 2008.

Outras informações:

Site: http://www.associacaodosartistas.org.br