Home  Imagens  Contato  Clássico
CREF9/PR parabeniza os profissionais de Educação Física e lembra conquistas e desafios superados
Presidente do CREF9/PR, professor Antonio Eduardo Branco - Foto: Bebel Ritzmann

\"O mundo vive um momento de ressignificação. Nos últimos meses, a pandemia trouxe uma nova realidade que surpreendeu a todos, incluindo os profissionais de Educação Física que, com o distanciamento social e o fechamento de academias e espaços para atividades físicas, tiveram de buscar novas formas de levar às pessoas a orientação certa para assegurar saúde e qualidade de vida. Assim, o meio digital surgiu como alternativa para superar os desafios, se reinventar e quebrar paradigmas para continuar exercendo a profissão”.

A avaliação é do professor Antonio Eduardo Branco, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná – CREF9 /PR, que ainda destaca que 2020 tem sido também ano de conquistas. “Em 1º de setembro, data em que se comemora o Dia do Profissional de Educação Física, celebra-se a regulamentação da profissão, cada vez mais essencial para garantir uma vida mais saudável a todas as pessoas, independente da idade”.

“O distanciamento social lançou um desafio para nós, profissionais de Educação Física, e optamos pela assessoria e consultoria on-line, aderimos às aulas à distância, a teleaulas e a lives, enfim, adotamos as metamídias para nos comunicar com nossos beneficiários e também obter e garantir um rendimento”, observa o presidente do CREF9 /PR. “Descobrimos um novo nicho de mercado e, ao mesmo tempo, contribuímos para manter a população ativa e mais saudável, sem nos descuidarmos em orientar com eficiência e segurança, mesmo no espaço virtual”.

No Dia do Profissional de Educação Física, o professor Branco lembra outras conquistas da profissão. Em 2020, a atuação dos profissionais na área da saúde foi incluída na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego, sob o Código 2241-40, demonstrando importante reconhecimento para a profissão.

Conquistas

A nova descrição “Profissional de Educação Física na Saúde” é resultado de uma luta de quase sete anos travada pelo Sistema CONFEFs/CREFs e profissionais da área, e unifica os procedimentos possíveis aos de profissionais de Educação Física da família 2241 sob um mesmo código, ao concentrar as atividades e atribuições, o que facilita o cadastro dos profissionais no sistema de saúde.

A inclusão consolida a atuação do profissional de Educação Física de forma mais clara e objetiva, no SUS, sendo que o exercício das ocupações definidas exige formação superior em Educação Física e registro profissional nos conselhos regionais.

Também está em vigor a Resolução nº 391/2020 do CONFEF, que define a atuação do profissional de Educação Física em contextos hospitalares. O documento reconhece que o profissional possui formação para intervir em contextos hospitalares, em níveis de atenção primária, secundária e/ou terciária em saúde, dentro da estrutura hierarquizada preconizada pelo Ministério da Saúde e considerando o SUS.

A resolução reafirma que é prerrogativa do profissional de Educação Física no contexto da área hospitalar: coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, nas áreas de atividades físicas e do exercício físico, destinados a promoção, prevenção, proteção, educação, intervenção, recuperação, reabilitação, tratamento e cuidados paliativos da saúde física e mental, na área específica ou de forma multiprofissional e/ou interdisciplinar.

“Muito ainda espera o profissional de Educação Física”, vislumbra o presidente do CREF9/PR. “Temos certeza que nossa atuação será cada vez mais valorizada, reconhecida e fortalecida, porque é fato que a prática segura de atividades físicas apenas pode ser garantida pelo profissional habilitado e capacitado que, com a orientação certa, proporciona a melhora da qualidade de vida das pessoas”, descreve o professor Branco.

Editorias: Educação  Esportes  Saúde

Empresa: Novo Conceito Assessoria em Comunicação