Home  Imagens  Contato  Clássico
Roberto Crema estará em Uberlândia para palestra “O Poder do Encontro e a Arte de Viver a Vida”
...

Roberto Crema, Reitor da Unipaz em Brasília, vem a Uberlândia para dar uma palestra que traz uma proposta nova para percebermos e vivermos a vida. Os participantes poderão perceber oportunidades de novas conexões consigo mesmo, com os outros e com a natureza, buscando a melhor forma de viver em paz consigo, com os outros e com a natureza.
A palestra convida a ampliar a visão e a escuta em nossas relações, para que sejam mais inclusivas. Nos desperta para a importância do contato com a dimensão saudável de nosso ser, a partir de um processo de ampliação de consciência, uma consciência de inteireza, no sentido de integrarmos nossas dimensões física, biológica, mental, emocional e espiritual em um “ser harmônico e equilibrado”.

Na visão de Crema, tudo o que é inteiro é belo, é saudável, é pacífico e é sagrado. A palestra será realizada no dia 25 de março (quarta-feira), às 20h, no Nobile Suítes Uberlândia (Antigo Hotel San Diego). Os ingressos estão sendo vendidos a R$100 (primeiro lote) e R$120 (segundo lote), e podem ser adquiridos pelo site do Sympla.

Crema considera vasto o alcance do encontro: fomos concebidos no encontro, nascemos no encontro, existimos no encontro e partiremos de nossa vida no que chamamos morte, para um novo Encontro. Já em outro contexto, no que diz respeito à família humana, o âmago da crise no qual a vivemos é o desencontro. Ele se evidencia pela carência e mesmo falência da escuta e do cuidado consigo mesmo, com o outro, com a comunidade, com a natureza e com o próprio Mistério da Vida. “Ninguém transforma ninguém e ninguém se transforma sozinho. Nós nos transformamos no Encontro\", complementa Roberto Crema.

Já ao argumentar sobre a Arte de Viver a Vida, Crema reflete o legado precioso da longa e fecunda vida e obra de Pierre Weil, um dos Fundadores da Unipaz, que fez uma notável integração do Ocidente com o Oriente, trazendo uma visão transdisciplinar holística para a vida. Transdisciplinar porque reintegra a Ciência com a Filosofia, a Arte e a Mística. Holística pois faz o encontro da parte com o todo. Ali se busca ocasião para um novo aprender a aprender, uma passagem do amor ao poder para o poder do amor, numa época não apenas de mudança, senão numa mudança de época. Não será o paradigma que criou a crise que nos tirará da crise. Necessitamos deste novo paradigma, transdisciplinar e Holístico para sair dela.

Conheça Roberto Crema

Formou-se em Ciências Sociais – Antropologia e em Psicologia. Realizou diversas formações humanísticas: Análise Transacional, Gestalterapia, Terapia Familiar, Bioenergética, Abordagem Centrada na Pessoa, Biodança. Em 1981, encontrou-se com Pierre Weil e, através do Cosmodrama, mergulhou no movimento Transpessoal. Em 1987, com Pierre Weil, Jean-Yves Leloup e Monique-Thoenig, coordenou o I Congresso Holístico Internacional – I CHI, que impulsionou a fundação da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Como vice-reitor da UNIPAZ, introduziu no Brasil a Formação Holística de Base, que irradiou a universidade no Brasil, na Argentina, Portugal, França e Bélgica. Colaborou com Jean-Yves Leloup na criação do Colégio Internacional dos Terapeutas – CIT, que coordenou no Brasil durante vinte anos. Após a passagem de Pierre Weil, em 2008, assumiu a reitoria da UNIPAZ. Realizou um Master Europeen de Recherche na Universidade de Paris 13 em conjunto com a de Louvain-la-Neuve (Bélgica), a de Genève (Suíça) e o Cnam (França), centrada na Formação Holística de Base da UNIPAZ e sua convergência com a Abordagem Biográfica. É membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation, autor e coautor de mais de trinta livros. Atualmente, com a Lydia Rebouças, orienta uma formação em Terapia da Inteireza na UNIPAZ de Brasília, e exerce atividades didáticas focadas na abordagem transdisciplinar holística no Brasil e no exterior.

Unipaz

A Universidade Internacional da Paz – UniPaz – foi criada para desenvolver projetos específicos e inter-relacionados à cultura de paz, alicerçada na visão holística e na abordagem transdisciplinar, conforme as diretrizes da Declaração de Veneza de 1986, Declaração de Brasília de 1987, Carta de Transdisciplinaridade de 1994, Carta Magna da Universidade Holística Internacional e do programa de educação “A Arte de Viver em Paz” de Pierre Weil, Menção Honrosa do prêmio UNESCO para a Educação para a Paz, em 2000 e do qual originou a Teoria Fundamental da UniPaz.

É uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, declarada órgão de Utilidade Pública Federal, por Decreto do Presidente da República, publicado no Diário Oficial de 16 de abril de 1997; e Decreto do Governo do Distrito Federal no. 11.203/88.
A primeira unidade da UniPaz foi criada e instalada em Brasília em 1986 e atualmente está presente em vários estados e cidades brasileiras, bem como em Portugal, França, Bélgica e Argentina. Os programas de desenvolvimento e formação são estruturados a partir da cultura da paz, desenvolvida por Pierre Weil e sua equipe, com base em documentos da ONU e da UNESCO.

Essa Cultura tem sido aplicada em formações, cursos e seminários abertos à participação de todos os interessados. No Brasil, o programa tem sido levado às instituições governamentais e escolas públicas e particulares de ensino fundamental, médio e superior.

Serviço:

Palestra: O Poder do Encontro e a Arte de Viver a Vida
Palestrante: Roberto Crema
Data: 25/03 (Quarta-feira)
Local: Nobile Suítes Uberlândia (Ex San Diego)
Realização: UniPaz Uberlândia
Valor: R$100 (primeiro lote) e R$120 (segundo lote)

Editorias: Cultura e Lazer  Religião e Espiritualidade

Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO