Home  Imagens  Contato  Clássico
Projeto “Uberabinha, meu Amigo” encerra suas oficinas em Uberaba
...

O município é sede da principais nascentes do rio que abastece Uberlândia e é fonte de diversas atividades econômicas geradoras de emprego e renda

O projeto “Uberabinha, meu amigo”, desenvolvido pela Angá – Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro -, chega ao fim em Uberaba após quatro encontros marcados por muito aprendizado. O encerramento será amanhã, dia 19, a partir das 14h, na UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Alunos e professores das escolas parceiras irão trocar experiências adquiridas nos encontros e debater iniciativas que podem melhorar a qualidade ambiental da Bacia do Uberabinha e cursos d\'água da região, como o Rio Uberaba.
Nas quatro oficinas realizadas, a equipe de pesquisadores e documentaristas da Angá puderam mostrar a enorme riqueza ambiental que existe no Rio Uberabinha e os problemas que impactam os seus biomas e põem em risco a qualidade e quantidade das suas águas e da sua variada fauna e flora. As escolas Maria Lourencina Palmério, Professora Stella Chaves e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro se dedicaram ao estudo e seus alunos e professores tiveram acesso a dados de pesquisas realizadas pela Angá sobre o rio que, apesar de não abastecer a cidade de Uberaba, é fonte de recursos para diversas atividades econômicas praticadas no município.
\"As aulas utilizaram ferramentas geoespaciais de localização geográfica para o entendimento do que é uma bacia hidrográfica; técnicas de audiovisual para auxiliar na disseminação de informações qualificadas; divulgação de estudos diretamente de pesquisadores de campo, e isto é apenas uma parcela do que foi apresentado\", assinala o presidente da Angá, Gustavo Malacco. Segundo o biólogo, a realização do projeto Uberabinha, meu Amigo, é uma contribuição da entidade à capacitação da comunidade escolar e um estímulo à ações cidadãs em defesa dos recursos naturais. “É muito importante qualificarmos a população para o debate ambiental. A sociedade precisa de cidadãos que saibam o verdadeiro valor de seus ativos ambientais e saibam defendê-los contra interesses contrários às suas reais necessidades”, finaliza.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente

Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO