Home  Imagens  Contato  Clássico
Virada Cultural oferece programação infantil, oficinas, literatura e feira de artesanato e design criativo
Virada Cultural, Uberlândia, Viva Mkt,

O Teatro Municipal recebe nos dias 6 e 7 de setembro uma vasta programação cultural gratuita

A Virada chega recheada de programação cultural para público de todas as idades. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de setembro, das 17h às 23h, no Teatro Municipal de Uberlândia e contempla uma série de atividades para adultos e crianças.
Viradinha Kids
A Viradinha Kids vai proporcionar para a criançada no sábado, dia 7, a partir das 15h, uma imersão na cultura por meio do teatro e da música. No espaço interno do teatro será possível prestigiar o som da Orquestra Alexa, formada por mais de 200 crianças. O projeto atua nas áreas de educação, cultura e meio ambiente. Atende, em sua maioria, crianças e adolescentes e busca democratizar o ensino da música e incentivar a preservação do meio ambiente. O teatro fica com conta da contação de história “Raquel e a Bolsa Amarela” do grupo Emcantar. O grupo No Mi também se apresenta com o cordel do “Bumba-meu-boi”. A peça tem como objetivo apresentar à criançada de maneira lúdica e bem humorada, parte da diversidade das manifestações culturais do Brasil.

Literatura
Já no campo da literatura, os amantes da leitura irão contar com um espaço literário com opções variadas atendendo a cada tipo de gosto. A escritora e jornalista, Mônica Cunha que participa do evento desde a sua primeira edição, apresentará suas crônicas diárias e inspirações. “Nessa edição da Virada eu levarei algumas reflexões do “Crônicas com Mônica”, apresentadas há mais de um ano na Educadora FM. Pretendo promover um momento de leitura e de conversas com os participantes. Levarei um varal de trechos das crônicas para quem participar da prosa”, afirma a jornalista.

Também haverá uma roda de conversa sobre Oralidade e Escrita com o jornalista Isley Borges. Será possível conversar sobre os desafios atuais nas comunidades religiosas. O projeto In Cantus vai estar presente com o UberBrass Quinteto, um grupo de metais formado por trompetes, flugel horn, trombone e tuba. O grupo realiza obras instrumentais do período barroco, clássico, contemporâneo, jazz e MPB. Para encerrar o primeiro dia com êxito, o público presente poderá participar de uma roda de conversa sobre escrita criativa com a Maria Lyra.

Já no segundo dia (7), os presentes acompanharão novamente o Crônicas com Mônica e uma roda de conversa sobre performance com Fernando Borma. A contação de histórias fica com Maria Joana, professora de história da rede pública, com os livros: “De bicicleta por aí” e “Xi molhei a cama”. Outra roda de conversa será com Lionizia Goyá, artista plástica e escritora, que se baseará a conversa nos livros “Bruna uma Luna” e “Bianca e o arco da aliança”. O evento também vai contar com o lançamento dos livros “Essência Solar” de Ivoneide Maria e Nagila Cecílio, que trazem conteúdos curtos que transmitem em cada página pensamentos reflexivos. Para encerrar o segundo dia, o Sarau “Gotas Poéticas” terá a participação de vários escritores e será coordenado pela Lucilaine de Fátima, professora e poetisa.

Oficinas
Na sexta-feira, o público poderá participar de diversas oficinas de arte que acontecerão no espaço externo do teatro. A oficina de arte postal com Thaís Rodrigues Araújo vai estimular a criatividade na elaboração de postais artísticos. Quem se interessar, também vai poder participar da oficina de bonecas. É um projeto de mulheres negras que nasceu do desejo de criar experiências que provoquem reflexões, insights e estimulem a transformação pessoal através de lugares de fala e troca de experiências. Já no espaço interno do teatro, a escritora Maria Lyra vai ministrar a oficina de escrita criativa, para jovens e adultos que tenham interesse em ampliar a criatividade na escrita e desenvolvê-la a partir do contato de alguns recursos poéticos.
No sábado, as oficinas acontecerão no espaço externo, e quem se interessar vai poder participar da oficina de vasos de flores, laços de cabelo e decoração de garrafas medievais com artesãs renomadas da cidade. E o clube do bordado vai ficar por conta de encerrar o evento na oficina de bordado. Todas as oficinas são gratuitas e possuem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento http://www.viradaculturaluberlandia.com.br.

Feira de Artesanato e Design criativo
A área externa do Teatro Municipal vai contar com uma feira de artesanato e design criativo com mais de 40 expositores. Será possível adquirir artesanatos clássicos, figuras criativas, acessórios, bordados, entre outras peças de diversos segmentos. “Percebendo o potencial de público que foi no ano passado, a expectativa é grande, pois, é uma boa oportunidade de divulgar o nosso trabalho para as pessoas presentes. O público presente sempre prestigia toda a feirinha, então, é um público que dá valor à cultura, a música, ao teatro e tudo que vai estar sendo oferecido pela Virada Cultural”, ressalta Luciana Silva Florindo, artesã e organizadora da feira.
Gastronomia
Esse ano, a gastronomia fica por conta do Festival Gastronômico ABRASEL com restaurantes renomados da cidade que oferecerão opções a preços acessíveis. Além disso, cada restaurante participante contará com uma opção de prato vegetariano. Os restaurantes participantes serão Grand China, Terra Brasilis, Hamburgueria do Barão, Porco Latino e Melazzos Restaurante.
Virada Cultural
O evento é uma realização da Viva Marketing Eventos e ABRASEL e conta com o patrocínio do Instituto Alexa e Uberlândia Refrescos através do incentivo fiscal por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto também conta com o apoio do Sebrae. Outras informações na página: http://www.facebook.com/viradaculturaluberlandia, https://www.instagram.com/viradaculturaludi/ e no site http://www.viradaculturaluberlandia.com.br.

Serviço:
Virada Cultural
Data: 6 e 7 de setembro
Local: Teatro Municipal de Uberlândia
Horário: dia 6, a partir das 18h e, dia 7, a partir das 15h (espaço interno com a Viradinha Kids)
Programação: shows, teatro, dança, artesanato criativo, Viradinha Kids, literatura, oficinas, artes visuais e festival gastronômico.
Entrada Gratuita

Editorias: Cultura e Lazer  Economia  Sociedade  Teen