Home  Imagens  Contato  Clássico
Dia Mundial da Saúde Ocular reforça os problemas na visão associados ao fumo
...

Fumantes têm mais chances de perder a visão por conta das substâncias tóxicas liberadas pelo cigarro

A população conhece bem os malefícios provenientes do cigarro como doenças respiratórias, cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer. Porém, quando se fala de riscos à visão, o assunto é pouco conhecido. As substâncias tóxicas liberadas pelo cigarro, além dos metais pesados presentes na fumaça, são absorvidos pelo sistema sanguíneo e vão se acumulando nos órgãos e isso inclui os olhos. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Magno Ferreira, também oftalmologista do HOLHOS, a perda da visão pode estar associada ao fumo. “O cigarro é um dos fatores que, associado ao componente genético, idade ou sedentarismo, pode estar ligado à degeneração da mácula, retinopatia diabética e oclusões venosas da retina”, afirma.
A degeneração da mácula é uma doença relacionada à idade que atinge a retina e leva à perda progressiva da visão central. A mácula é uma região no centro da retina que nos possibilita ver detalhes. A doença borra a parte central da imagem e vai se tornando difícil identificar faces e objetos. O oftalmologista ainda afirma que a doença pode ser umas das principais causas de cegueira irreversível em pacientes acima de 55 anos.
As doenças vasculares da retina mais incidentes e prevalentes são a retinopatia diabética e oclusões venosas da retina. A retinopatia afeta vasos da retina, responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro e pode levar a formação de neovasos com sangramento e descolamento da retina e a principal causa de baixa da visão que é o edema da mácula. Já a oclusão venosa da retina é definida pela obstrução ou bloqueio das veias que irrigam a retina, levando, nas formas mais graves, a diminuição do aporte de oxigênio e nutrientes e principalmente ao edema de mácula. Ambas podem levar à cegueira, se não tratadas.
O fumo é capaz de comprometer a circulação sanguínea da retina, podendo afetar a visão em qualquer fase da vida, até mesmo nas pessoas que deixaram de fumar há anos.

Dia Mundial da Saúde Ocular
O dia 10 de julho foi escolhido para que a população seja conscientizada sobre a saúde ocular. Para Magno, ter um dia dedicado ao assunto é importante para alertar sobre diversas doenças que podem ocorrer sem que se perceba. “A visão é o principal órgão sensorial que permite interação com o meio que vivemos. Às vezes ela pode estar comprometida por muitas doenças que levam até à cegueira, como catarata, glaucoma, degeneração da mácula, retinopatia diabética e oclusões da retina”, ressalta.
Vale lembrar que alguns cuidados diários são essenciais para a prevenção de doenças futuras. Alguns hábitos simples já ajudam a prevenir que elas se desencadeiem como evitar coçar a os olhos e uso excessivo de colírios sem indicação médica. É importante também sempre limpar a região dos olhos e evitar a exposição excessiva ao sol, além do uso de óculos escuro com fator de proteção para raios UV. A falta de cuidados pode levar a complicações, por isso, cuidados básicos são essenciais para a prevenção.

Editorias: Saúde

Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO