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Campanha Par Perfeito visa conscientizar sobre doação de medula óssea e arrecadar recursos para Centro de Transplante do Hospital do Câncer em Uberlândia



Muitas pessoas desejam encontrar seu par. Alguém para compartilhar os momentos da vida. Mas algumas pessoas precisam mais do que um par. Precisam de um par perfeito. Imagine quando esse par perfeito é a razão para continuar vivendo? Essa é a situação de centenas de pessoas que têm leucemia e precisam encontrar um doador de medula. Quando não encontrado o doador na mesma família, a chance de encontrar um par compatível é de 1 em cada 100 mil. E ainda, mais do que encontrar um doador compatível, outra grande busca é para encontrar um centro especializado para realizar este tipo de procedimento.

Essa é a realidade atual do cenário de transplante de medula óssea do Brasil, bem como de Uberlândia e região. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o despertar para o tema o Hospital do Câncer em Uberlândia, Grupo Luta Pela Vida, 5ML e Salve Mais Um, se uniram para a realização da Campanha Par Perfeito.

A campanha iniciará com uma ação interativa e para atrair o público é inspirada na rede social Tinder, demonstrando o “match’ que pode salvar vidas.

De acordo com Flavia Faria, da 5ml em Uberlândia, a campanha é uma segunda edição do 5ml de Esperança, porém, agora adaptada e feita em parceria com as outras instituições com um objetivo em comum: a causa do Transplante de Medula Óssea.
No período de 10 a 19 de junho, a campanha contará também com uma loja no Uberlândia Shopping, além de informações sobre o tema o espaço traz um grande diferencial, o uso da gamificação. “O objetivo é envolver o público para que possam entender de forma lúdica o quanto é difícil encontrar o par perfeito, e ao mesmo tempo demonstrar o quanto a solidariedade pode ser transformadora”, afirma Virgínia Silva, supervisora de Marketing do Grupo Luta Pela Vida.

Para Gabriel Massote, da Salve Mais Um, a Campanha Par Perfeito traz um novo olhar sobre o processo completo do transplante de medula. “A primeira sobre universo de centenas de brasileiros que não têm um doador compatível e esse cenário só pode ser mudado a partir da inclusão de novos doadores de medula no cadastro do Redome. E mais importante do que isso: não adianta ter o par perfeito se não tivermos um hospital habilitado que tenha vagas e leitos para receber esses pacientes para realizar o transplante. Hoje, a falta de leitos no Brasil é um problema mais grave do que a ausência de dadores. Temos o terceiro maior banco de doadores do mundo, perdendo apenas para Alemanha e EUA. Uma cidade com 700 mil habitantes e quase 50 municípios vinculados na área do direito médico, precisa ter retorno de um centro de transplante pela rede pública, pelo SUS. Hoje, as pessoas têm que se deslocar para ter acesso a um tratamento de qualidade. A campanha muda tudo, muda a concepção sobre a importância da doação e a necessidade de sensibilizar as pessoas da cidade e região para a viabilização da finalização do setor de TMO de Uberlândia”.

Minas Gerais está em 8º lugar em número de transplantes, de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos Em 2018, foram feitos no país 3.091 transplantes. Minas Gerais realizou 341 procedimentos.

De acordo Dr. Paulo Henrique Ribeiro de Paiva, hematologista do Hospital do Câncer, atualmente, o maior desafio para os pacientes que necessitam de transplante de medula e são atendidos no Hospital é a falta do centro transplantante. Em média, cerca de dois pacientes por semana vão para cidades como São José do Rio Preto, Barretos, Belo Horizonte e Goiânia porque não existe nenhum hospital que faça esse procedimento pelo SUS em Uberlândia. Por isso, o empenho do Grupo Luta Pela Vida para a abertura do Centro de Transplante de Medula Óssea é tão urgente”, enfatiza.

A obra física do Centro de Transplante de Medula, que ocupará o 3º andar do atual prédio do Hospital do Câncer, já está pronta. Mas, para que possa entrar em funcionamento é preciso equipar e mobiliar o espaço, onde serão necessários arrecadarmos em torno de R$ 2 milhões para essa etapa. “Todos os esforços estão sendo feitos para entregá-lo em pleno funcionamento o mais rápido possível. Precisamos mais uma vez da solidariedade das pessoas. Esperamos que a população nos apoie para que tanto a doação de medula quanto de recursos para as obras do Centro de Transplante de Medula sejam coroadas com êxito”, explica o presidente do Grupo Luta Pela Vida, Renato Pereira.

Todas as ações da Campanha foram desenvolvidas para envolver a maior parte possível da população nessa causa que é de todos, mas a principal ação será a do público participante ao aderir as ações de cadastro como um doador de medula óssea, atualização de dados cadastrais (para os já cadastrados mas que estiverem com os dados desatualizados no sistema do Redome), além de efetuarem doações para a finalização da construção do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital do Câncer em Uberlândia. As doações financeiras podem ser feitas na loja Par Perfeito ou online pelo site: http://www.parperfeitoudi.com

A combinação perfeita para a realização da Campanha já iniciou na sua concepção, com a ajuda de empresas que se tornaram parceiras para a sua realização. São patrocinadores da campanha as empresas: Palácio, Perplan, Distribuidora Domingues, Supporte Logística, Zenaide Bar, Mildo Alves e Lilica & Tiggor. Já os apoiadores são: Uberlândia Shopping, Studio Roma, Provanza, Tupperware, Vidraçaria Santa Felícia, Gera Zambiasí, Gira e Darlene Artesanatos.

Campanha Par Perfeito:
- 10/06 a 19/06: Atendimento na Loja Par Perfeito, 2º Piso, do Uberlândia Shopping.
- 11/06: das 13h às 17h, e 12/06: das 10h às 17h: profissionais do Hemocentro estarão na Loja Par Perfeito para fazer o cadastro de candidatos a doadores de medula óssea.
Outra ação da campanha é a van itinerante que circulará por locais públicos para que as pessoas conheçam a campanha e apoiem a causa do Transplante de Medula Óssea.
Mais informações: http://www.campanhaparperfeitoudi.com


Editorias: Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
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