Home  Imagens  Contato  Clássico
Goethe-Institut Curitiba promove minicurso sobre germanismos no português brasileiro

As inscrições são gratuitas

Quais palavras do vocabulário brasileiro e curitibano tiveram origem na língua alemã? Esse será o tema do minicurso: “Cuca, valsa, vina e outros germanismos no português brasileiro”, promovido pelo Goethe Institut-Curitiba, que acontecerá no dia 9 de novembro, às 19h, em ambiente on-line.

A professora Katharina Bleher, mestranda binacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade de Leipzig, da Alemanha, explicará sobre quais palavras que têm origem germânica. Entre elas alimentos, como cuca ou vina, até marcas de produtos e sobrenomes. Serão apresentadas histórias e curiosidades sobre a “viagem” dessas expressões para o português, assim como as diferentes variações de pronúncia encontradas entre os dois idiomas. Esse evento também abre o período de matrículas dos Cursos de Alemão oferecidos pelo Goethe-Institut Curitiba no próximo semestre.

A aula será ministrada em português. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Sympla: https://www.sympla.com.br/cuca-valsa-vina-e-outros-germanismos-no-portugues-brasileiro__1035087. Apenas é necessário ter mais de 14 anos para participar.

Desde julho, o Goethe-Institut Curitiba promove minicursos para a comunidade com o intuito de estimular a aprendizagem linguística e cultural do interessado na língua alemã. Os encontros são independentes, em ambiente on-line, e trazem temas diferentes a cada mês.

Cursos de alemão

Para quem deseja aprender o idioma, o Goethe Institut-Curitiba abrirá, ainda em novembro, as matrículas para 2021. Os formatos de cursos ofertados variam de acordo com o tempo de aprendizado. Entre eles estão os seguintes formatos: Superintensivo (3 semanas de duração), Curso Extensivo (4 meses), Curso Intensivo (2 meses) ou Curso Semipresencial Virtual (formato especial, com plataforma de apredizado online). Há opções por turno, por dia e com horários diferenciados. Mais informações em breve no site http://www.goethe.de/curitiba ou pelo e-mail contato-curitiba@goethe.de.

Selo Goethe-Institut de excelência
O Goethe-Institut Curitiba também realiza cooperações pedagógicas com instituições de ensino, oferecendo consultoria e suporte pedagógico. A aplicação de novas tecnologias é outra característica da instituição, que rapidamente utilizou ferramentas digitais para se adaptar ao momento de pandemia e passou a utilizar todos os seus acervos e recursos digitais para transferir aulas do ambiente físico para ambientes virtuais.

Sobre o Goethe-Institut Curitiba
Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.

O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, mas está fechado para atendimento presencial. Os canais de comunicação são o e-mail info-curitiba@goethe.de e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 16h. Mais informações no site do Goethe-Institut Curitiba: https://www.goethe.de/curitiba.

SERVIÇO: “Cuca, valsa, vina e outros germanismos no português brasileiro”
Data: 9 de novembro, às 19h
Inscrições gratuitas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/cuca-valsa-vina-e-outros-germanismos-no-portugues-brasileiro__1035087

Editorias: Cultura e Lazer