Home  Imagens  Contato  Clássico
Cabreúva 162 ANOS – Terra de Mata Atlântica
Estrada Parque que liga Itu a Cabreúva no meio da mata atlântica

Cidade está em área de preservação ambiental, com atrações como a Serra do Japi, Mata Atlântica, rio Tietê e trilhas e caminhos que atraem turistas de duas rodas e de aventura. O município se desmembrou de Itu em 1859.

Completando 162 anos de emancipação política, nesta semana, Cabreúva tem suas raízes históricas em povoamento indígena e princípios da colonização portuguesa. A cidade guarda o clima bucólico do interior em seu Centro Histórico, cercado por serras e em bairros rurais que oferecem turismo rural e gastronômico, que incluem as fábricas de cachaça, atrações famosas em todo Brasil e bem próximas a São Paulo.

No dia 24 de março de 1859, momento em que o Brasil vivia o período do Segundo Reinado, tendo o Imperador D. Pedro II como líder político do País, a Assembléia Legislativa Provincial decretou e sancionou a Lei elevando à categoria de Vila algumas freguesias no Estado de São Paulo, dentre elas Cabreúva, que até aquele momento era Freguesia de Itu.

Atrações Turísticas

Usina de São Pedro
A Usina de São Pedro, no Rio Tietê, construída em 1911, alimentava de energia elétrica a indústria têxtil Maria Cândida (nome fantasia) mais conhecida como Cia. Fiação e Tecelagem São Pedro, em Itu.

Gruta da Glória

Na entrada dessa caverna natural, há água límpida e transparente que pode ser usufruída pelos turistas. Está sempre fresca e convidativa. Alguns profissionais habilitados realizam ao lado da Gruta da Glória, atividades pedagógicas de educação ambiental, onde contextualizam várias faces de um dos fragmentos mais ameaçados do planeta: a Mata Atlântica.

Fazenda do Chocolate

Na Fazenda as construções conservam a arquitetura tri centenária e faz o visitante viajar no tempo e imaginar que, repentinamente, desembarcou em uma antiga fazenda de café e tendo também o turismo rural onde se desfruta da fauna e flora local. Nela há um mini zoológico, muito apreciado pelas crianças e venda de doces caseiros e sucos de frutas. Tem, também, restaurante. A Casa Sede é um bom exemplar de arquitetura de uma fazenda bandeirantista.

Importância ambiental
A Estrada Parque, que começa em Itu, é uma área de Preservação Ambiental – APA, coberta pela Mata Atlântica. Ela percorre as margens do rio Tietê, sentido capital, com uma rica biodiversidade, composta por espécies de fauna e flora como, por exemplo, espécies de macacos bugios da cara preta e jequitibás centenários, como o jequitibá rosa que está ameaçado de extinção e somente sendo encontrado na região e não por acaso escolhido para ser o símbolo da estrada. E ainda somam-se outras belezas naturais, como quedas d’água, corredeiras, grutas e nascentes.

As Romarias da Semana Santa
A Estrada Parque de Itu a Cabreúva mantém uma forte tradição: a “Romaria a Pirapora”, na Semana Santa, levando milhares de pessoas a se deslocar de suas cidades passando religiosamente por Itu e Cabreúva com destino ao “Santuário do Bom Jesus de Pirapora”. O trecho, pela Estrada Parque, de Itu a Pirapora é de 51 quilômetros.

Neste ano, a Semana Santa vai de 29 de março (segunda-feira) até 4 de abril (domingo de Páscoa). Até agora não houve nenhuma manifestação das Prefeituras envolvidas sobre qualquer restrição às romarias, que provocam aglomerações.

Devotos do Bom Jesus do interior do Estado se organizam em grupos a pé, de bicicleta, a cavalo, charrete, motocicleta e carro, com dia e hora marcada e saem juntos, muitos carregando cruzes, em direção à cidade de Bom Jesus de Pirapora.

Nela, os romeiros participam da missa solene no domingo de Páscoa, onde fazem suas confissões, recebem a comunhão e, aqueles que tiveram seus pedidos atendidos pelo santo, pagam suas promessas.

22/03/2021

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Gastronomia  Religião e Espiritualidade  Turismo