Home  Imagens  Contato  Clássico
Trem Republicano só funcionará depois de 31 de março

Devido ao novo Decreto do Governo do Estado de São Paulo as estações do Trem Republicano ficarão fechadas até o dia 31 de março de 2021. O funcionamento do Trem entre as Estâncias Turísticas de Itu e Salto voltariam a funcionar no dia 19 de março, último. Mas, agora, ficará fechado até o último dia deste mês.

Tudo bem, porque enfrentar a pandemia do corona vírus-19 é assunto muito mais importante. Todos precisam colaborar no sentido de salvar vidas. Todavia, seria obrigação das Secretarias de Turismo, das duas cidades, divulgarem na imprensa a restrição imposta pelo Governo do Estado.

O novo decreto só está exposto no site do Trem Republicano que cita os telefones (41) 98433-0546 (Curitiba), o 08008801980 e o (11) 4013-1319. O problema é que neste sábado (20/03) às 10 horas da manhã, nenhum deles atendeu e as secretárias eletrônicas informavam que o atendimento é de segunda a sexta.

Isso quer dizer que nos finais de semana, dias de maior movimento de turistas, não há nenhuma informação turística disponível em Itu. A Secretaria fica fechada. Aliás, quase todas as atrações turísticas da cidade ficam fechadas nos finais de semana. Exemplo gritante: Neste ano, no período do carnaval, o nosso maior feriado, tentamos visitar o Parque do Varvito. Mas, lá só havia um guarda na portaria que informava para uma boa quantidade de pessoas vindas da capital e de outras cidades próximas que o parque fecha nos feriados.

Assim, é difícil atrair turistas. Aliás, em boa parte das Estâncias Turísticas do Estado, acontece a mesma coisa. Os funcionários públicos que trabalham nos locais turísticos das Prefeituras têm direito a folga nos finais de semana e feriados.

Todavia, o Turismo é um empreendimento que não pode fechar. Assim como os hospitais, cemitérios, mercados, padarias etc. Então, quem se candidata a trabalhar na área do turismo tem que saber que o turista viaja no final de semana ou em feriados e precisa ser bem atendido. A legislação trabalhista para o setor deveria ser diferenciada ou então somente utilizar mão de obra de empresas de segurança terceirizadas.

20/03/2021

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Automóveis e Automotores  Cultura e Lazer  Economia  Negócios  Turismo