Home  Imagens  Contato  Clássico
Em Itu, apenas um estabelecimento do trade turístico tem o Selo do Turismo Responsável

No momento que o Ministério do Turismo divulgou nota informando que 26 mil selos de Turismo Responsável já foram distribuídos em todo o País, um número muito baixo, o Portal Grande Itu resolveu investigar o assunto em relação à Estância Turística de Itu.

Lançado em 4 de junho de 2020 e divulgado pelo site, foi feito um questionamento à Secretaria de Turismo, no dia 7 de agosto de 2020 sobre quantas empresas de Itu já haviam recebido o Selo. O texto foi o seguinte:

À Secretaria de Turismo da Estância Turística de Itu
Caros amigos - solicitamos informar qual a situação do trade turístico de Itu em relação à observância do Selo do Turismo Responsável divulgado há dois meses pelo Ministério do Turismo. Será que há alguma estatística das empresas que já aderiram a esse novo protocolo que muito poderá ajudar Itu a retomar seu movimento turístico. E, há alguma providência para incentivar os empresários a adesão a esse novo protocolo. A única exigência do Ministério para a retirada do Selo é que a empresa disponha do CADASTUR.

Até hoje não houve resposta. É uma pena, pois o documento é uma forma de informar sobre a segurança sanitária dos estabelecimentos e pode ser obtido, gratuitamente, no site:

Ao todo, 15 tipos de atividades turísticas podem fazer o requerimento do selo, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo. Até hoje, apenas um estabelecimento hoteleiro da Estância Turística de Itu possui o Selo – O Gandini Hotel. Em todos os segmentos do trade, foi o único que obteve o selo.

O selo é uma garantia para os estabelecimentos que buscam a retomada dos negócios. Isso significa manutenção de empregos, isso quer dizer estímulo ao turista para viajar com segurança sanitária.

Adesão

Entre os segmentos com maior adesão ao selo, em todo o País, estão as agências de turismo, que somaram 7.971 reconhecimentos. Já o Estado que apresentou maior número de certificações foi São Paulo, com 5.045 selos, seguido do Rio de Janeiro, com 3.910, e de Minas Gerais, que contabilizou 2.232 selos.

O selo do turismo é importante porque ele ajuda o hóspede e os hotéis, por exemplo, a ter um norte, a ter um procedimento correto. Para os hotéis que possuem esse selo, o turista pode visitar sem medo, porque eles estão totalmente seguros e em condições de receber e prestar um bom serviço.

Passo a Passo

Para solicitar o selo, o estabelecimento precisa apresentar situação regular no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo.

Após se regularizar, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão e utilizá-lo em local físico bem visível para o cliente.

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br