Home  Imagens  Contato  Clássico
Turismo em Casa – Conheça Itu pela internet
Igreja N.S. Candelária - Matriz de Itu - Maior monumento barroco do Estado de São Paulo

Como parte da ideia para manter as pessoas em quarentena voluntária e evitar a proliferação do coronavírus, os interessados em conhecer um pouco da Estância Turística de Itu podem acessar o http://www.grandeitu.com.br para, sem sair de casa, fazer um passeio pelas atrações turísticas e culturais da “capital nacional do exagero”.

Há um vasto conteúdo cultural que envolve a história de 410 anos de Itu. Conhecer seu Patrimônio Histórico e um passeio pelos museus, uma das grandes atrações culturais da cidade. Além disso, todos poderão conhecer, em detalhes, a vasta coleção de igrejas católicas de arquitetura barroca, dos séculos 18 e 19, com imensa quantidade de obras de arte em seus interiores.

O Portal de Turismo de Itu é aberto, isto é, não tem senhas. Tudo pode ser copiado, inclusive os vídeos e fotos, encontrados no menu GALERIAS. Entre os destaques estão os itens sobre a epopéia da República que teve Itu como protagonista ao organizar a reunião batizada como Convenção Republicana em 18 de abril de 1873.

O turista virtual também pode conhecer os vultos da história da cidade como Prudente de Moraes (1841-1902), terceiro Presidente do Brasil, o primeiro civil e o primeiro Presidente eleito pelo voto popular. Itu, cidade das artes, também teve grandes vultos na pintura como o ituano Almeida Júnior, um dos mais importantes pintores brasileiros do século XIX. Sua produção representa e retrata parte significativa do conjunto cultural paulista.

Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, foi um dos mais importantes humoristas do país. Para os ituanos sua importância é ainda maior: ele foi o responsável pela fama de Itu como \"a cidade onde tudo é grande\". Ele esteve à frente do grande salto econômico que aconteceu no município nas décadas de 1960 e 1970, que foi impulsionado pelo turismo lúdico inventado por Simplício, através da \"lenda do exagero\".

Itu pode ser considerada uma cidade musical. Possui diversas bandas, uma incrível orquestra de viola caipira, a história dos maestros Elias Lobo e Tristão Mariano da Costa, que resgatou a música barroca, diversos coros importantes e um raro Museu da Música. No cenário cultural se destaca, também, a Academia Ituana de Letras – ACADIL que já comemorou bodas de prata na preservação da história da cidade.

Para quem gosta de turismo rural, Itu dispõe de diversas fazendas bandeirantistas que se transformaram em pousadas. Além disso, a cidade tem uma gastronomia privilegiada que vai desde a influência italiana até a comida caipira.

Nossa ideia é fazer com que as visitas online colaborem para entreter as pessoas durante o período de isolamento social por conta da pandemia de covid-19. “Fique em casa. Fique seguro”. Com a iniciativa, o Grande Itu permite que pessoas de todo o mundo explorem e desfrutem da Civilização Ituana.

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br