Home  Imagens  Contato  Clássico
Jornal A Federação de Itu completa 115 anos

O mais antigo meio de comunicação da Estância Turística de Itu, o Jornal A Federação, fundado pelo Padre. Elísário de Camargo Barros, sempre teve por objetivo divulgar a fé católica desde 03 de maio de 1905. Hoje, a principal mantenedora é a Associação São Paulo da Boa Imprensa. Ao completar 115 anos de trabalhos, no próximo domingo, é um dos dez mais antigos órgãos de imprensa do Estado de São Paulo.

Para o editor Tadeu Eduardo Italiani é fundamental que A Federação continue destacando e mantendo o catolicismo em suas páginas. Todavia, o jornal também abriu espaço para uma linha editorial mais completa, abrangendo outros assuntos da cidade de Itu e região.

A Federação, na edição de nº 1, em 03/05/1905, informava os leitores sobre a reunião de associações católicas e representantes de vários setores da sociedade ituana, ocorrida na igreja Matriz de Itu (ou Ytú, como era chamada a cidade até então) que teve o intuito de fundar \"A Federação\". A linha editorial do jornal teria o objetivo de trabalhar mais eficazmente pelos fins da fé católica, como a caridade para com os menos favorecidos.

O que foi essa solene reunião, á qual compareceram representantes de todas as classes da sociedade, na qual, a par da opulência e das elevadas posições sociais, se achava representado tudo o que Ytú tinha de notável em virtudes e saber, que ficou na memória de todos os que tiveram a felicidade de estar presentes.

Os participantes no seleto auditório, que literalmente lotou a Matriz, aprovaram de forma unânime e entusiástica os projetos ali apresentados, entre os quais figurava o da fundação de um jornal que fosse o órgão de divulgação dos interesses das associações ali representadas.

O Novo Jornal

No decorrer do tempo, \"A Federação\" se tornou uma importante fonte de notícias para os ituanos, tal a seriedade com que foi conduzida, até hoje. E não se tornou uma folha exclusivamente religiosa, alheia por completo aos acontecimentos diversos da vida na cidade e do povo ituano.

Não foi um jornal de lutas, mas na medida de suas forças, desenvolveu através dos anos um noticiário informativo de alto nível para a cidade, não perdendo o foco da religião católica, tão ao gosto do povo ituano.

Ao completar seus 115 anos “A Federação” evoluiu para se tornar digital e assim permitir aos interessados uma completa visão de seus arquivos e do noticiário que se tornou a história da Estância Turística de Itu, uma importante ferramenta para as novas gerações preservarem a memória da cidade. Afinal, os ituanos têm o sagrado direito à sua memória, a dialogar com seus antepassados, indagar de suas estátuas e de seus monumentos, sobre os mistérios dos acontecimentos remotos de sua história.

Jornal A Federação – Rua 21 de Abril, 41 – Centro Histórico.
Fone: 11 – 4023-1198
jornalfederacao@uol.com.br