Home  Imagens  Contato  Clássico
Guia turístico e poético sobre a região oeste do Canadá acaba de ser lançado e é fonte de inspiração futura
...

A pandemia de Covid-19 interrompeu as viagens de turismo pelo mundo, mas não acabou com o sonho das pessoas. O jornalista e escritor brasileiro José Roberto Luchetti, decidiu editar um livro, que acaba de ser lançado pela editora Blurb, com imagens naturais paradisíacas e textos poéticos. ’Canadá, pela mais bela estrada do mundo’ é a publicação que explora parques nacionais do país e cidades multiculturais. O livro inclui fotos e textos sobre Calgary, Vancouver, Ilha Victoria, Kelowna e, principalmente, sobre os parques nacionais de Jasper e Banff com seus lagos e montanhas, além de um bônus da cidade americana de Seattle, que fica perto da fronteira com o Canadá.
“As pessoas estão precisando de inspiração, sair um pouco da rotina da quarentena, que tem sido estressante por conta do isolamento social, e nada melhor do que sonhar com montanhas gigantes e lagos de águas cristalinas como Moraine ou Louise”, lembra Luchetti. Ele conta que as cores das águas são tão impressionantes que uma equipe de fotógrafos foi especialmente designada para fazer registros da região, antes das câmeras digitais, para o lançamento de uma nova linha de filmes. “Ao revelar as fotos, as cores eram tão vivas que os técnicos acharam que havia um sério problema de saturação na nova película”.
O jornalista viajou no ano passado para a região oeste do país para levantar informações, conhecer de perto um pouco mais de como os canadenses levam a vida e se surpreendeu com a beleza natural, as cidades e o jeito de ser de seus habitantes. “Para quem gosta de natureza, metrópoles multiculturais e pessoas descoladas irá se surpreender com o oeste do Canadá e as histórias do país. Em Vancouver, por exemplo, mais da metade da população fala outro idioma nativo, que não o inglês”, destaca Luchetti.
A edição do livro valoriza as fotos que têm grandes espaços no guia e os textos poéticos revelam ao leitor um Canadá diferente. “Era um roteiro no papel, um projeto futuro e foi ganhando vida, estradas e emoção. As fotos reveladas mostraram um pouquinho das nossas aventuras, em 2.702 exatos quilômetros”, escreve Luchetti em um dos trechos do livro.
O jornalista conta que nunca sonhou em visitar aquela costa e foi surpreendido com uma proposta para viajar. Em poucos meses, estava desembarcando em Calgary, mas já havia ficado encantado com as fotos e vídeos da região. Com a pandemia de Covid-19, Luchetti pensou que um livro poderia ser uma fonte de inspiração futura para as pessoas e também uma forma de “viajar mesmo estando em casa”, define. “A proposta não foi fazer um guia nos padrões tradicionais, embora ele tenha dicas e indicações e sites confiáveis para pesquisas e onde é possível ver mais fotos e vídeos. É um ponto de partida para quem pretende viajar futuramente ao país, assim que a crise sanitária do coronavírus passar”, completa.
O Canadá tem quase 38 milhões de habitantes e todos os anos, sem pandemia, recebe mais da metade dessa população em número de turistas, cerca de 20 milhões. O país é uma das maiores economias do mundo, o segundo maior território do planeta, e 80% de seus visitantes vêm dos Estados Unidos. O Brasil ainda contribui muito pouco nessa conta e metade dos turistas que viajam ao país entra por Toronto e passeia apenas pela costa leste, incluindo Montreal, Quebec e outras cidades.
As viagens entre o Brasil e Canadá estão interrompidas temporariamente por conta da pandemia, mas em tempos normais não é necessário visto para brasileiros ao entrar no Canadá. “Outra vantagem é o dólar canadense que é mais barato que o americano, a infraestrutura de hotéis, turismo e acolhimento ao visitante são extremamente profissionais”, afirma Luchetti.
O livro está disponível em versão impressa e online pela Editora Blurb, além de também ter sido publicado na Apple Books, em formatos para iPad ou Kindle ou ainda em dispositivos Android e aplicativos desktop. Os direitos autorais da publicação serão doados pelo autor para uma associação de caridade que faz enxovais para bebês de mães carentes na cidade de São Paulo.

Sobre o autor:

José Roberto Luchetti é jornalista e escritor, trabalhou nas emissoras de TV Globo, Band e Rede Mulher e nas rádios Bandeirantes e Eldorado (atual Estadão). Atualmente é sócio da DOC Press e autor do livro infantil “Alberto do Sonho ao Voo” da Editora Scipione, “O Médico e o Jornalista” da Editora Doc e “Uruguay – Tempo para Viver” também da Editora Blurb.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Turismo

Empresa: DOC Press