Home  Imagens  Contato  Clássico
Plataforma de streaming, lançada recentemente no Brasil, tem robusto sistema de segurança para evitar ação de hackers
Diana Cordeiro da Fanhero

Diversas reportagens publicadas no mundo todo sobre a invasão de hackers em reuniões fechadas de empresas, associações e organizações deixaram o mundo corporativo em alerta. A FanHero, empresa americana com brasileiros entre os sócios, que chegou ao Brasil em março com uma plataforma de transmissões ao vivo e exibições de vídeos (live streaming e video on demand), informa que as suas ferramentas não tiveram qualquer tipo de interrupção ou vulnerabilidade vivenciada pelos concorrentes.
A plataforma inovadora permite a distribuição de conteúdo digital com monetização por assinaturas, realização de treinamento, reuniões e eventos online para companhias, organizações e palestrantes. “Mesmo com o aumento em cerca de 200% na procura por nossas facilidades, por causa do Covid-19, que determinou ao mercado buscar soluções online, não registramos qualquer problema e ação de hackers”, informa a diretora Diana Cordeiro.
A executiva conta que a FanHero usa criptografia em todas as camadas de comunicação com diversos protocolos TLS, HTTPS, entre outros. “O HTTPS, por exemplo, um dos mais conhecidos pelos usuários, é bastante utilizado pelas instituições bancárias e está instituído em praticamente todos os navegadores. Com ele é possível consultar saldos, fazer transações bancárias, pagar contas de forma muito segura”, exemplifica Diana. “Já o TLS é o ‘cadeado’ que indica que a transmissão que chegou ao seu dispositivo é segura e ninguém pode interferir, alterando ou sequer espiando o que está sendo transmitido”, explica a executiva da FanHero.
A FanHero ainda desenvolveu dispositivos próprios e confidenciais que reforçam a segurança das transmissões e os dados trocados entre o emissor e os usuários. A plataforma pode conectar de forma segura até um milhão de pessoas ao mesmo tempo com a realização de congressos, simpósios e workshops ao vivo. Parte dos investimentos de US$ 21 milhões foi destinado para estabelecer um ambiente protegido para as transmissões.
A diretora Diana Cordeiro ainda explica que os serviços são hospedados em plataformas que mantém os servidores da companhia em versões seguras e oferecem uma camada de proteção como CDNs - Content Delivery Network – em português Rede de Distribuição de Conteúdo. O CDN é uma rede de servidores que armazena redundâncias de conteúdo para entregar aos usuários as informações com base na localização geográfica. “Com essa tecnologia conseguimos conectar o usuário ao servidor mais próximo e assim reduzir o tempo de transferência de dados oferecendo mais qualidade e segurança”, destaca a executiva. “Com o CDN é possível identificar e bloquear de imediato ataques de DDoS, muito usado por hackers para impedir o funcionamento dos sites com o envio de diversas solicitações para exceder a capacidade da rede e ‘derrubá-la’”.
Outro recurso utilizado é o Geofence, que identifica o endereço de IP da origem do acesso do usuário e passa a fazer uma conexão segura entre as duas partes – emissor e receptor. Ele dificulta a ação de agressores, normalmente, atuando fora do país do usuário.
A plataforma da FanHero utiliza tecnologia HD Quality e OTT – over-the-top, de elevada qualidade e maior resolução, novidade em streaming, possibilita transmissões ao vivo que podem ser simultâneas e em vários canais – Multi-Streaming. O usuário também pode acessar o que está sendo armazenado mesmo durante as gerações ao vivo, assistir posteriormente ou ainda interromper uma exibição e retomar do ponto em que parou – Playback Progress. “As soluções podem ser customizadas conforme as necessidades dos clientes, sem qualquer prejuízo para a segurança da plataforma”, finaliza a diretora.

Editorias: Informática  Internet  Telecomunicações

Empresa: DOC Press