Home  Imagens  Contato  Clássico    
De olho no PIX, Kryptus e Matera anunciam parceria em segurança de chaves criptográficas

A Matera, empresa de tecnologia especializada em serviços para o mercado financeiro, e a Kryptus, multinacional brasileira de criptografia e segurança cibernética, acabam de anunciar um acordo para oferecer soluções que garantem a segurança das chaves criptográficas nas transações via PIX, sistema de pagamentos instantâneos brasileiro. Motivada pela alta demanda por segurança, tanto por parte das instituições financeiras quanto dos consumidores, a parceria vai oferecer ao mercado soluções que garantem transações seguras para pagamentos instantâneos e pix.

Com apenas dois meses de operação, o PIX já registrava mais de 116 milhões de chaves e 92 milhões de transferências, responsáveis pela movimentação de mais de R$ 83 milhões. Os dados são da última divulgação do BC, realizada em dezembro de 2020. A agilidade do sistema, no entanto, também atraiu a atenção de criminosos, que já aplicam os mais diversos tipos de golpes, causando prejuízos a instituições financeiras de diversos portes.

De acordo com Roberto Gallo, CEO da Kryptus, toda transferência entre contas e bancos gera uma mensagem com as informações da transação para que o BC possa verificar a autenticidade da operação. “A chave criptográfica, uma espécie de assinatura que autentica essa mensagem, deve ficar armazenada em um HSM, que funciona como um cofre impenetrável”, explica. “É a única forma de garantir a segurança desses dados”.

A Matera, que desenvolve tecnologias para o core bancário das instituições financeiras responsáveis pela realização de cadastros e saldos das contas, TEDs, DOCs, transações PIX e geração de boletos bancários, entre outros, homologou, o kNET, da Kryptus, único dispositivo HSM (Hardware Security Module) brasileiro certificado FIPS. O uso de HSM não é obrigatório, mas é recomendado pela Matera e pelo BC.

Com o objetivo de promover debate sobre o impacto do PIX no mercado brasileiro, a Matera e a Kryptus realizarão um webinar gratuito no dia 25 de fevereiro.

Os participantes terão oportunidade de esclarecer dúvidas e enviar perguntas sobre as expectativas de aumento dos negócios com a nova modalidade de pagamento; conciliação bancária, taxas de cartões e custódia; risco da guarda de dinheiro; fraudes no cenário do varejo; e aumento do fluxo no e-commerce, entre outros.

Os interessados em participar devem realizar Inscrição por meio do link ttps://http://www.sympla.com.br/webinar-protecao-cibernetica-e-o-pix__1125164

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Pimenta Comunicação  
Contato: Alex Nicolau  
Telefone: 011-2858-9192-

E-mail: alex@pimenta.com
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release