Home  Imagens  Contato  Clássico
Consulado geral promove em porto alegre xx semana da língua italiana
Cônsul Geral da Itália no RS, Roberto Bortot - Crédito: Adriana Franciosi

De 19 a 25 haverá programação virtual diária sobre a cultura italiana mostrada através de palavras e imagens

Sob o mote “Italiano entre Palavra e Imagem”, o Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul realiza a XX Semana da Língua Italiana Mundial, de 19 a 25 de outubro com vistas a reforçar a cultura italiana no Estado, que há 150 anos foi destino de mais de 100 mil imigrantes vindos atrás de prosperidade. “Esta terra acolhe, atualmente, descendentes que representam quase a metade da população e que, de alguma forma, cultivam os hábitos e as tradições italianas através da gastronomia, das artes e do design”, comenta o Cônsul Geral da Itália no RS, Roberto Bortot, certo de que a programação propiciará uma rica experiência a esta comunidade e a convidados.
Serão sete dias de eventos entre mostras, lives, seminários e videoconferências. Todos serão virtuais em função do cenário de pandemia e realizados em parceria com instituições como Embaixada da Itália em Brasília, Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e Câmara de Comércio do Rio Grande do Sul. Também participam ativamente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Associação Vitorino Fabião Vieira e as secretarias estadual e municipal de Educação.
Dia 19 – ABERTURA – 20h – Na abertura da XX Semana da Língua Italiana, na segunda-feira (19), às 20h, haverá Mostra de Quadrinhos retratando o poder do desenho e sua força ilustrativa, que ficará disponível até 30 de novembro. O fio condutor da exposição será um enfoque original e amplo sobre os autores italianos de quadrinhos que cruzaram o tema da cidade, dos espaços urbanos e dos subúrbios. A dimensão urbana está no centro desta mostra antológica multimídia se insere em um debate muito vivo nest período. link/acesso

Dia 20 – 11h - O universo urbano entre a realidade e o sonho será abordado em live (ao vivo), dia 20, às 11h, acompanhada de exposição e posterior debate entre os consagrados cartunistas italianos Manuele Fior, Francesco Cattani, Giuseppe Camuncoli e Enrico Fornaroli. Link/acesso????

Dia 21 – 20h
Para conhecer um pouco mais da vida do cartunista Carlos Henrique Iotti e do seu mítico Radicci e de seus personagens que lhe rendem a imagem de um legítimo colono, a Scuola Villa Italia, que surge como uma nova proposta no ensino da língua e da cultura italianas, preparou uma entrevista especial. Será no dia 21, às 20h. link /acesso????

Dia 22 – 11h e 20h - No dia 22/10, às 11h, o evento enfocará a street art e a ilustração como leitura e narração do ambiente urbano com a participação de artistas como Diavù – David Vecchiato, Marino Amodio e Vicenzo de Vecchio. No mesmo dia, às 20h, a abordagem, em parceria com a Faculdade de Letras da UFRGS, será “Percursos da literatura feminina na Itália a partir do século XX”, um recorte desse repertório, por meio das obras das escritoras Grazia Deledda, Susanna Tamaro e Igiaba Scego, analisadas pelas alunas Patricia Lima da Silva, Clarice Campani Langer e Luiza Garibaldi Rodrigues Costa. LINK

Dia 23 – 11h – Patrimônio cultural será enfocado nessa jornada do Consulado no dia 23/10, às 11h. Será exposto o projeto “A Escola Adota um Monumento®”, criado há 25 anos pela Fondazione Napoli99. A iniciativa chega a Porto Alegre através da Associação Victorino Fabião Vieira e alcança o Colégio João Paulo I (particular) e Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa e Escola Municipal de Ensino Médio Liberato Salzano da Cunha, dentro do programa RS Seguro do Governo do Estado. Como tutores afetivos, os alunos das duas escolas públicas escolheram o prédio da própria escola para preservar e a particular optou pelo acervo do artista plástico gaúcho Vasco Prado, uma vez que ocupa sua antiga residência. Em 2021, será lançado edital para ingresso de outras escolas da Capital e interior. Link/acesso

Dia 24 – sábado – 11h - Na apresentação do dia 24, às 11h, \"Pompei-Torino: Graffiti tra passato e presente\", a aluna graduanda Luiza Virti Bozzetto e a professora Lucia Vitiello abordam os diferentes cenários urbanos das cidades de Pompéia e Turim. De 79 d.C. a 2020, as imagens e os grafites podem, por meio de representações artísticas nos muros das cidades, adentrar em um universo pleno de mensagens e emoções que confluem em um projeto comunicativo. Link

Dia 25 – 11h - Para encerrar a Semana da Língua Italiana, no domingo, dia 25, às 11h, a força das palavras acompanha a viagem culinária que se desdobrará na preparação do prato, acompanhada por música de fundo. Haverá a leitura de alguns trechos do conto “Tre fuochi” de Erri De Luca, escritor italiano, autor de vários romances e que tem, em seu portfólio, um conto sobre o preparo da berinjela à parmegiana. Não se trata de uma simples receita, mas um pretexto literário, quase um poema no qual convergem memórias de ambientes familiares, paixões, referências, gostos. As Profas. Lucia Vitiello e Patricia Lima farão a leitura, em italiano, de alguns trechos do texto e comentários em português.

Editorias: Cultura e Lazer  Negócios  Sociedade  Turismo

Empresa: MECÂNICA DE COMUNICAÇÃO