Home  Imagens  Contato  Clássico
Núcleo de Cinema de Animação de Campinas exibe o longa “História Antes de Uma História” no dia 31 de agosto em Valinhos

Agenda do Núcleo inclui também palestra gratuita sobre os processos de criação da animação no dia 05/09 em Campinas

Revelando os mistérios da arte da animação, “História Antes de Uma História”, o longa-metragem de estreia de Wilson Lazaretti, do Núcleo de Animação de Campinas, vai ganhar uma sessão especial, no dia 31 de agosto, às 10h, no Cine Valinhos.

Além de uma extensa carreira em festivais internacionais, em países como Portugal, Suécia, França e Cuba, o filme, que estreou nos cinemas brasileiros em 2017, estava entre os pré-selecionados para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2018 e foi nomeado entre um dos 05 finalistas do Prêmio Platino Cine Latino Americano, que aconteceu no México este ano. No Brasil, ‘História Antes de Uma História’ ficou entre os três finalistas de melhor animação no Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro e agora retorna à região para exibição única no Shopping de Valinhos.

“História Antes de uma História”, cuja produção durou 13 anos, mostra a trajetória de Dr. K, um velho senhor que gosta muito de caminhar. No decorrer de uma de suas andanças, ele acaba encontrando vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação. Como um desenho animado aprende a ‘andar’? O que acontece quando uma personagem é criada sem um coração? O que animar primeiro: um ovo ou uma galinha?

Em 78 minutos, Dr. K mergulha no mágico mundo da animação, ao lado do menino Matias, da menina Laurinha e da galinha Melodia, que vão conhecer e experimentar na prática as diversas etapas e instrumentos necessários para dar vida a uma história. A trilha traz canções nas vozes de Elza Soares, que interpreta duas músicas da ‘Feiticeira’, Ná Ozetti, que faz a voz da ‘Folha Branca’, e inúmeras referências a grandes compositores clássicos como Bizet, Bach, e Carlos Gomes, entre outros.

Para mais detalhes sobre o Núcleo, o blog é o http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com.br/ e o canal no Facebook, @ncacampinas.

Em setembro: palestra gratuita em Campinas
O codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Mauricio Squarisi, é um dos nomes que estará presente no Creative Film Finance Forum, que acontece nos dias 05 e 06 de setembro em Campinas, reunindo profissionais e interessados no debate sobre audiovisual. Com mais de 40 anos de experiência no assunto, Mauricio fala sobre os processos de criação e desenvolvimento de animação no Brasil às 10h. A palestra integra a mesa Criação e Tecnologia, no dia 05/09.

O Creative Film Finance Forum (CFFF) acontece na UniMetrocamp Wyden, que fica na Rua Dr. Salles de Oliveira, 1661, na Vila Industrial em Campinas. Buscando dar visibilidade a pequenos produtores e realizadores, e difundir conhecimento de modo acessível, através de mesas de discussão sobre audiovisual, cinema, televisão e internet, o CFFF acontece junto à 5° Mostra Livre de Cinema, um festival internacional de filmes de curta e longa metragem, que acontece em diversas cidades do estado de São Paulo simultaneamente. Em Campinas, as exibições de filmes serão no MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas. A programação completa e as inscrições para as palestras podem ser feitas pelo site https://www.mostralivre.com.br/film-finance-forum.

‘História Antes de uma História’ em Valinhos
Sessão especial no Cine Valinhos
Dia 31/08 (6ªf) às 10h
Local: Shopping Valinhos - Rua Paiquerê, 200, Valinhos-SP