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Cervejas artesanais ganham cada vez mais adeptos e segmento cresce 38% no Paraná

O Brasil se destaca como um dos principais consumidores de cervejas artesanais, ocupando o terceiro lugar a nível mundial e ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Por aqui, já são mais de 1 mil cervejarias artesanais, que movimentam milhões de reais por ano. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), até setembro de 2018 constava nos registros um crescimento de 23% no número de cervejarias artesanais no país.

De acordo com Iron Mendes, vice-presidente da Associação das Microcervejarias do Paraná (PROCERVA), este aumento de consumo de cervejas artesanais está atrelado ao fato de que as pessoas têm prestado mais atenção ao que vestem, comem e bebem e, com isso, estão deixando de consumir cervejas de massa à base de milho e migrando para cervejas artesanais, produzidas com ingredientes selecionados, que entregam mais qualidade e personalidade. “As cervejas artesanais contam ainda com o fator de empatia do público consumidor que, ao conhecer a cervejaria e o cervejeiro, por exemplo, identificam-se com as marcas. É um movimento natural, legítimo e que não tem volta. Com isso, as cervejarias artesanais crescem rapidamente e teremos um grande mercado pela frente nos próximos anos”, afirma.

A região sul do Brasil continua à frente da cena brasileira com a maior concetração de cervejarias, sendo 93 no Paraná. O estado paranaense teve um crescimento de 38%, comparado ao ano de 2017, é o que aponta uma outra pesquisa, realizada pelo Sebrae-PR em parceria com a PROCERVA e a Faculdades Guaíracá. No Paraná, o maior número de cervejarias artesanais está na região leste, que compõe Curitiba e região metropolitana, seguido pelo norte, centro-oeste, sul e sudeste. Ainda, segundo a pesquisa do Sebrae-PR, grande parte dos negócios começaram por meio de uma parceria com profissionais que possuem alto nível de escolaridade, sendo que 56% desses profissionais têm idade entre 25 e 40 anos, 44% têm mais de 40 anos, 39% iniciaram a produção de cervejas artesanais como hobby e 35% são investidores.

Mercado de cervejas artesanais ainda enfrenta dificuldades

Apesar da expansão das cervejarias artesanais, o mercado ainda enfrenta dificuldades de crescimento. Fatores como tributação, incentivos fiscais, falta de recursos, falta de planejamento, conhecimento técnico, comercialização e legislação são as principais dificuldades do segmento. Segundo Murilo Foltran, da DUM Cervejaria, que está no mercado desde 2010, depois do início da crise, em 2016, o consumidor final tem menos poder aquisitivo e com isso o mercado retraiu, apesar do nascimento de novas cervejarias a todo momento, além da inadimplência que vem aumentando muito.

“Mesmo com mais pessoas conhecendo cerveja artesanal, isso não reflete em um crescimento do faturamento das cervejarias, já que o ticket médio de consumo diminuiu. Com a crise, quem não se profissionaliza tende a fechar. Por isso, é muito importante estar atentos a administração e procurar ajuda de parceiros para melhoria contínua. No Brasil existe muita moda no empreendedorismo, basta olhar o caso das paleterias, hamburguerias, cafés e barbearias. Estudar antes de abrir é muito importante para um negócio mais saudável e duradouro”, explica Foltran.

Festival da Cultura Cervejeira Artesanal 2020

Com objetivo de discutir sobre o mercado das cervejas artesanais e celebrar a cultura cervejeira, a PROCERVA realiza em março de 2020 o Festival da Cultura Cervejeira Artesanal. Segundo Iron Mendes, da PROCERVA, o objetivo do evento é divulgar o segmento e com isso demonstrar ao público a diferença entre as cervejas artesanais e os produtos de gigantes multinacionais. “Faremos um festival para celebrar a cultural cervejeira artesanal independente. Nosso foco está na qualidade pois não há como competir em preço. Além de sermos infinitamente menores, há um desvio de conceito no Brasil, onde atualmente gigantes corporações recebem incentivos multimilionários do governo e pequenas empresas que realmente impulsionam a economia tem que pagar impostos muito mais altos”.

Para Mendes, o festival é uma forma de celebrar a cultura cervejeira artesanal independente, não só do Paraná, mas de vários estados do Brasil. “A cerveja artesanal de verdade é inclusiva, colaborativa e com muita diversidade. Decidimos convidar cervejarias de fora do estado para celebrar esse conceito. Teremos excelentes marcas e o público terá a oportunidade de conhecer o que há de melhor no Brasil”, comenta. Além disso, o evento irá contar com um espaço exclusivo para networking de fornecedores e cervejarias para estimular novos negócios e o fortalecimento do setor. 

O evento, que já faz parte do calendário paranaense e tem importante papel na divulgação do segmento, está marcado para os dias 14 e 15 de março de 2020, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR). Este ano, o evento terá relevância nacional com cervejarias e profissionais convidados de todo o Brasil e o público poderá apreciar mais de 200 rótulos de cervejarias artesanais e independentes, além de jogos cervejeiros e muita gastronomia regional. Mais informações, acesse http://www.procerva.com.brhttp://www.facebook.com/procerva/http://www.instagram.com/_procerva/ ou entre em contato pelo e-mail contato@procerva.com.br. 

Editorias: Cultura e Lazer  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
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